Pseudo Nível - 1
Amelie Poulain - filme citado pelos pseudo-intelectuais adolescentes ou adultos jovens. É uma especie de "Poliana" cult para eles.
Tudo Sobre a minha Mãe - Almodovar é campeão nisso... é o diretor que mais faz filmes que são adorados pelos pseudos... todo pseudo cita ao menos um Almodovar., Os favoritos quase sempre são: Tudo Sobre a Minha Mãe, Fale com Ela e Má Educação.
Cinema Paradiso é sempre citado pelos pseudo como um dos filmes mais belos do mundo, e você so poderá discordar disso se optar por dizer que o filme mais belo é A Vida É Bela. Mas sempre preferem a primeira opção.
Pseudo que é pseudo acha Laranja Mecanica o filme mais inteligente ja feito na terra, Kubrick é o deus da pseudagem.
O pseudo Nivel 1 - Também adora os filmes: Memorias de Uma Mente Sem Lembranças, Requiem Para um Sonho ,Transpointg, Oldboy, Dogville e Magnólia.
Pseudo Nível 2 -
O pseudo nível 2 ainda é meio nivel 1 é como uma fase de transição.
O Pseudo nível 2 - Acha Kubrick um gênio, porem diz que 2001 é o seu melhor filme.
O Pseudo nível 2 - Adora citar filmes de Almodovar que ele acha que só ele viu, como: Lei do Desejo, Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos, Ata-me.
O Pseudo nivel 2 também gosta de Bertolucci, frequentemente fala sobre Os Sonhadores ou Ultimo Tango em Paris.
O Pseudo nível 2 - Aluga o Poderoso Chefão.
Pseudo nível dois cita: Táxi Driver, Clube da Luta.
O Pseudo nível 2 também é muito impressionado com Janela Indiscreta e outros filmes do Hitchcock.
Adora falar sobre Polanski.
Pseudo Nível 3
O pseudo nível 3 descobriu Bergman, e o seu filme preferido do Bergman é o Sétimo Selo.
Alguns também falam de Morangos Silvestres.
Pseudo nível tres gosta de dizer que ficou atormentado com Ensaio sobre a Cegueira.
Ele também gosta de falar de cinema brasileiro como: O Auto da Compadecida, Central Do Brasil, O Que é Isto Companheiro e Deus e o Diabo na Terra do Sol, ele adora Glauber Rocha.
Pseudo nível 3 começa a falar sobre Rodin, logo após ter assistido Camille Claudel.
O Pseudo nível 3 acha que conheceu a Nouvelle Vague e sua principal citação é: Os Incompreendidos do Truffaut.
Outro filme que ele provavelmente viu é Hiroshima, Meu Amor.
E Band à part por ter visto um trechinho nos Os Sonhadores.
Esse adora citar Chaplin pra tudo...
Pseudo nível 4:
Este é fã do Godard por causa de Alphavile e Acossado.
Seus filmes preferidos do Bergman são Gritos e Sussurros e Persona.
Adoram falar de filmes iranianos - Gosto de Cereja e Filhos do Paraíso.
Gostam muito da trilogia das cores (A Liberdade É Azul, A Igualdade é Branca, A Fraternidade é Vermelha)
Acham que os melhores filmes do Antonioni são: Blow-Up, Profissão Reporter
Já assistiram Amarcord e Oito e Meio do Fellini.
Nível 5:
Ja viram uns 12 a 15 filmes do Bergman e fazem comparaçoes entre : Cenas de um Casamento e Saraband.
Interpretam Persona, gostam de Fanny e Alexander, ja viram O Ovo da Serpente e Luz do Inverno.
São fãs do Godard gostam muito de: Viver a Vida, Pierrot Le Fou, O Desprezo, A Chinesa. Comparam os momentos do Godard.
Gostam do Buñuel: Viridiana, O Discreto Charme da Burguesia, O Anjo Exterminador.
Filme preferido do Fellini pra eles são: Ensaio de Orquestra, A Estrada
Detestam os filmes do nível 1 e se acham muito superiores e conhecedores de toda a verdade Cinéfila.
Do Antonioni gostam de A Aventura, A Noite, O Eclipse. Ja viram todos os filmes de Antonioni.
Gostam do Humor de Jacques Tati.
Já leram Edgar Allan Poe, Hegel, Freud, Skinner, Carl Rogers, Nietzsche, Montesquieu. Alguns entram em cursos como Cinema, Psicologia, Filosofia, Jornalismo. Por motivos cinéfilos.
Ja assistiram o expressionismo Alemão, viram Metropolis e o Gabinete do Dr. Caligari.
Adoram os Russos, já viram: Ivan, o Terrível.
E todos, todos, do Andrei Tarkovsky. Mas preferem Andrei Rublev pois quem gosta de Stalker está no nível 4.
Ja viram dois filmes do Sergei Paradjanov, A Cor do Romã e Os Cavalos de Fogo. Mas não encontram ninguém para falar sobre estes filmes.
Do cinema Brasileiro procuram os filmes mais cults.
Assistem filmes como Satantango so pra dizer que viram ou pra mostrar a sua ultra sensibilidade.
Vivem em busca de bons diretores desconhecidos...
Nível 6 - Assistem filmes de qualquer nacionalidade sem legenda.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)

"Eu prefiro ir ver o Pelé". Mas sim, então quem não é pseudocinéfilo e saca mesmo de cinema somos nós fãs de Star Wars, Indiana Jones, Tropa de Elite, Matrix, O Senhor dos Anéis e outros verdadeiros clássicos do cinema... Fuck Yeah!
ResponderExcluirBom, fico feliz emn saber que não sou um pseudocinéfilo, então. Ainda que eu curta muito filmes e tal, ainda não cheguei nem nesse nível e espero não chegar; geralmente esse povo acaba criticando mais do que curtindo um bom filme, mesmo que este não tenha um alto padrão de qualidade artística ou poética.
ResponderExcluirp.s.: Muito obrigado pela visita, pelo comentário e, principalmente, pelo carinho para com meu blog e o texto que lá se encontra(agora ele está de endereço novo http://sopodiaserogreg.blogspot.com ). Vleu mesmo pela força.
Pseudo nível 7- têm a mania que são mais inteligentes que os restantes.
ResponderExcluirTodos tem...
ExcluirPseudo nível 8- têm a mania que são intelectuais. (estou a tentar descobrir qual é o teu nível)
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!
ExcluirEu ia ler o blog, mas descobri que sou um pseudo pairando em cada nível por gostar muito de alguns filmes citados, principalmente os de Buñuel, os meus prefiridos.
ResponderExcluirSendo assim, provavelmente você não curtirá a minha pseudo arte poética que se encontra em meu site: http://www.vinnicorrea.com
Eu não me considero pseudo e gosto muito de muitos filmes aqui citados. Se para ti não ser pseudo é ser quadrado e cingires-te a ver filmes como Iron Man e Homem-Aranha, tudo bem. Acho que devias abranger o teu leque de opções um bocado e tentares ver com olhos de ver filmes que requerem atenção e interesse em vez de um balde de pipocas e um copo de coca-cola. Mas atenção... Iron Man e Homem-Aranha também é cinema, longe de mim querer dizer o contrário. Variar é que nunca fez mal a ninguém...
ResponderExcluirEu escrevi já num antigo blog sobre isso, concordo plenamente, ainda mais com o Amelie Poulain, um absurdo ser realmente considerado "cinema cult". Gosto de tudo o que disse aí. Me formei em cinema e posso dizer que muito dos meus colegasfaziam parte dessas categorias, fazendo com que tivessem conhecimentos rasos sobre o assunto. Adorei.
ResponderExcluirAcho que uma das grandes diferenças entre pseudo e intelectuais é que os pseudos nao se veem como pseudos e criticam a si mesmo segregando as pessoas pelo conhecimento ao inves de distribuir, enquanto os intelectuais (inteligentes e humanos) preocupam-se em tornar a humanidade mais preocupada com outras questoes como a vida, morte, medos, etc.. Um conselho (e peço por gentileza para nao levar este comentario como uma afronta ou ofensa)seria fazer uma lista com estes filmes, e tentar explicar o sentido, a ideia que o diretor/roteirista quis passar. Pois realmente o entendimento e absorção de toda informação mostrada nestes filmes nao sao faceis, principalmente para a massa alienada. Cabe a voces, que se consideram intelectuais de verdade, educar o mundo e nao subjuga-lo. Ensinar e epsalhar cultura é a nica salvação, creio eu. Ai se e te pego nao faz lista de pseudo dancarino de axe, mas ensina a dançar...pense nisso..abraco!!!
ResponderExcluirBlow up no topo da sua lista pessoal? E ainda quer falar de pseudo-intelectuais.
ResponderExcluirPois é, essa garotinha anda meio desgostosa da vida. É aquele tipinho básico que não sabe fazer nada de produtivo daí fica criticando a tudo e a todos, de maneira completamente infrutífera. Terminou por criticar praticamente tudo quando é produção cinematográfica global, de modo que, aparentemente, assistir a qualquer filme é tido como uma atitude inculta. Ora, colocar por exemplo O Poderoso Chefão como um filme digno de pena, quando é uma unanimidade no meio crítico de cinema, é patético. Sem contar que, como o amigo bem comentou acima, a garota é completamente contraditória, pois coloca ela mesma filmes favoritos em sua lista que são ironizados nesse texto que não leva nada a lugar algum. Os erros de português então são uma lástima. A garotinha não curte muito acentuação gráfica e regência verbal pelo visto, pois quem assiste, assiste A alguma coisa, só para citar um exemplo. Lamntável!
ResponderExcluirE ai?! O que foi esta postagem? Sem introdução ou conclusão? Parece um manual (de uma pseudo-expert) para quem quer se passar por intelectual.
ResponderExcluirNa verdade nem gosto de usar a palavra "intelectual", muito taxativa. A grande diferença entre um pseudo-intelectual e uma pessoa INTELIGENTE, é que as pessoas inteligentes assistem a esses filmes (ou qualquer outro) e tiram proveito disso. Os pseudo-intelectuais, apenas querem impressionar, não entedem porcaria nenhuma dos filmes e depois escrevem no Blog detonando àqueles que curtiram, tais filmes (típico de quem ficou por fora). Pessoal, deixem de classificações que não levam a nada. Somente pessoas medíocres é que agem assim. Abram essas mentes e "caguem" para classificações como esta. Boa sorte!
Querida, não se revolte! E essa foto de costas (ai que vida!)? Se vc curte: "Todo Mundo em Pânico" e todos os filmes da britney spears, também merece respeito. Claro! Não revoltem a menina!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNível 7, são pseudo-intelectuais sofredores de complexos de inferioridade que necessitam rotular e debochar dos outros para tentarem não sentir na pele o quão ínfimos são.
ResponderExcluirCadê Kurosawa????
ResponderExcluirPor acaso existe filme cult?
ResponderExcluirQue texto preconceituoso de merda, hein? ://
ResponderExcluirPseudo nível 7: criam textos em blogs falidos criticando os demais.
ResponderExcluirFaltou Tarantino no level 1. Hahahah...
ResponderExcluir"Detestam os filmes do nível 1 e se acham muito superiores e conhecedores de toda a verdade Cinéfila." Engraçado isso vindo de você.
ResponderExcluirQuerida Maria Clara, não entendi direito o que você quis mostrar com esse texto e aqui vão minhas dúvidas:
ResponderExcluir1- A quantidade de filmes que eu já assisti realmente faz de mim um pseudo? Sendo assim todos as pessoas existentes (incluindo você) se encaixam nesses quesitos?
2- Eu só me torno um cinéfilo de verdade com direito a discutir sobre cinema depois que ultrapasso todos esses quesitos? (antes disso não tenho nenhum direito nem de citar meus filmes preferidos se alguém pergunta?)
3- Só tem direito de falar sobre cinema aqueles que estão antes disso, os telespectadores assíduos de sessão da tarde?
4 e ultimo- Amélie Poulain é um filme que eu assisti bem nova com minha mãe e é o meu preferido junto com ela até hoje, por isso não tenho nem o direito de postar esse comentário aqui?
É isso, espero que você com sua imensa sabedoria possa respondê-las. Abraços, linda!
Adorei o comentário acima!
ResponderExcluirNão é porque um filme é muito bom a ponto de ser bem popular entre as pessoas que querem adquirir conteúdos, que acabe tornando as mesmas como pseudo intelectuais! Adoro o filme da Amelie... Afinal, o que é um filme intelectual? Existe uma definição concreta e objetiva de um filme culto?
Uma coisa eu sei, detesto o cinema da Fundação, justamente, por conta dos pseudos... Que ficam com cara blazer fazendo comentários "inteligentes" enquanto nos seus Ipad, fingem que leem um livro em alemão ou francês...Bom, também pode ser porque não gosto de gente na maioria do tempo... heheh
ResponderExcluirBom, aprendi um termo novo, "cara blazer".
ExcluirCara pede pra nascer de novo porque você é completamente imbecil, burro prá baralho. De gente que nem você eu também não gosto, aliás se pudesse matava pra evitar de se reproduzirem e colocarem mais boçais que cultuam a ignorância no nosso já tão sofrido planêta. Casa com debilóide que defecou esse texto e vocês vão gerar um cocozão bem fedorento!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParece que o nível 3 bate direitinho comigo.
ResponderExcluirIsso é uma pérola do tempo do Orkut haha! Esqueci o nome da comunidade.. Mas era muito boa a treta que rolava por causa disso haha! Clara e seus druguinhos.
ResponderExcluir